contato@mgstudiomoveis.com.br
(15)9977-22417
(15)3202-9695

MATÉRIA PRIMA

MATÉRIA PRIMA
 
Considerados ecologicamente corretos, pois são produzidos a partir de madeira de reflorestamento, as Chapas de MDF e Compensado fabricados no Brasil se constituem nas principais matérias-primas da Industria moveleira e, segundo o mercado, tem desempenho e qualidade considerados tão bons ou superiores aos melhores produzidos em escala mundial.

 
MDF
 
MDF (Fibra de Média Densidade) é um painel de fibras de madeira fabricada a partir da aglutinação das fibras com resinas sintéticas, levadas à ação conjunta de temperatura e pressão. Para a obtenção das fibras, a madeira é cortada em pequenos cavacos que, em seguida, são triturados por equipamentos denominados desfibradores.
Sendo sua composição homogênea em toda a sua superfície como em seu interior (sem imperfeições), possibilita acabamentos de diversas formas como: envernizado, pinturas ou revestimentos com lâminas decorativas (fórmica) ou lâminas de madeira.

 
COMPENSADO
 
Basicamente existem dois tipos de chapas de compensado: o multilaminado e o sarrafeado. 
Multilaminados: são compostos por lâminas de madeira sobrepostas em número ímpar de camadas para garantir a resistência da chapa, se o número fosse par, a chapa tenderia a empenar. 
Sarrafeados: são compostos por sarrafos de madeira de até 25mm de largura dispostos lado a lado, colocados e prensados entre duas folhas de madeira, cujos veios correm em sentido ortogonal aos veios dos sarrafos.

 
REVESTIMENTOS
 
O revestimento é o toque final do produto a ser fabricado, é o que define o padrão e a beleza dos móveis. Podendo ser laminado decorativo (fórmica) ou lâminas de madeira. 
Laminado Decorativo (fórmica): Sua composição baseia-se na impregnação de materiais celulósicos com resinas termoestáveis, formando um conjunto que será prensado por meio de calor e de alta pressão. Possui grande resistência ao desgaste, ao calor, ao impacto e a manchas, sendo um produto prático e durável. Como a sua superfície não é porosa, não retém a sujeira sendo, portanto, muito simples a sua limpeza e conservação.
Lâminas de madeira: São cortes, em espessura extremamente fina, feitos em troncos de árvores cozidos, ou em composto que copia a madeira, contendo a mesma em sua composição. Praticamente todos os móveis e peças em madeira recebem um acabamento com essas lâminas, e cada vez mais se usa a lâmina originada de compostos devido a largura e perfeição. Cabe ressaltar, que as lâminas de Mogno começam a faltar no mercado devido a proibição da derrubada dessas árvores de grande porte.